Pompoarismo – O que é e quais os benefícios?
O que é? Uma série de exercícios com objetivo de reforço da musculatura ao redor da vagina e do ânus. Com este trabalho a mulher pode aumentar o próprio prazer na relação sexual assim como de seu parceiro. A região pélvica é composta por um conjunto de músculos como várias outras regiões do nosso corpo e assim como os outros músculos necessitam de reforço e manutenção de força para seu funcionamento ideal. Podendo ser trabalhado em qualquer idade com orientação de um profissional.
A fraqueza muscular desta região pode gerar perda do prazer sexual na mulher e outros problemas. Essa fraqueza pode ocorrer por vários fatores como: aumento de peso; várias gestações; tempo de parto prolongado (podendo gerar traumas nas estruturas da região); episiotomia (corte feito para aumento da via de parto); raça (mulheres de raça branca ou amarela apresentam uma musculatura mais fraca que as de raça negra); constipação ( a mulher necessita realizar mais força de expulsão para evacuar o que sobrecarrega o assoalho pélvico); menopausa e exercícios físicos realizados de forma incorreta.
Quais os benefício do pompoarismo? Melhora funcional da região perineal: fortalecimento da musculatura perineal gera uma melhor circulação local e prevenção de pontos de contratura nesta região; Melhora na lubrificação vaginal; Aumenta o prazer na relação sexual: este trabalho deixa a região vaiginal com maior propriocepção (sensibilidades ao pênis); Previne alterações na região como: prolapsos (queda de bexiga, útero ou reto), incontinências urinária ou fecal e dispareunia (dor na relação sexual); Diminui os flato vaginais: estes são os barulhos que lembram flatos que ocorrem durante a penetração e podem gerar um grande constrangimento na mulher, com o trabalho de hipertrofia no canal vaginal evitamos e corrigimos este desconforto.
Camila Royer.
Fisioterapeuta – pós-graduada em Fisioterapia Pélvica
CREFITO :158-076 F