O que é Dry Needling ou Agulhamento Seco?
O Dry Needling é definido internacionalmente como Terapia Manipulativa ou Manual Intramuscular, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada e única”. É uma técnica bastante comum na Fisioterapia Manipulativa Ortopédica, e que vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.
Dry needling foi desenvolvida em 1940, nos Estados Unidos, através do estudos da Dra. Janet Travell, onde ela utilizava agulhas hipodérmicas no tratamento de trigger points, sem nenhuma analogia com a Acupuntura.
Veja também: O que são Trigger Points?
Uma variedade de problemas músculo-esqueléticos, incluindo, mas não limitados a: lesões crônicas/agudas, dores de cabeça, pescoço, dores na coluna, tendinites, espasmos musculares, “dor ciática”, dor no quadril, joelho, tensões musculares, fibromialgia, cotovelo de Golfista/Tenista, etc. Há poucos efeitos colaterais, e podem variar entre os indivíduos. Normalmente, apenas leve dor muscular ou hematoma na pele.
Dry Needling consiste na inserção de uma agulha para estimular o processo de cicatrização de tecidos moles (“Trigger points” musculares, fáscias, tendões e ligamentos, etc), resultando em alívio da dor e restauração da função neuromusculoesquelética.
O Dry needling resulta na desativação do Trigger Point, reduzindo a dor e restaurando a função do comprimento normal do músculo envolvido. Utiliza-se uma agulha de acupuntura, que é muito fina e algumas pessoas nem sequer a sentem penetrar na pele. Em um músculo saudável, sente-se pouco desconforto com a inserção da agulha. No entanto, se o músculo é sensível e encurtado ou há Trigger Points ativos dentro dele, o indivíduo vai sentir uma sensação como uma cãibra muscular – “a resposta de contração”.
Um trigger point miofascial é um ponto com hiperirritabilidade e hiperatividade no músculo esquelético que está associado com um nódulo palpável hipersensível. Esta área se torna dolorosa no local e também pode “irradiar” em padrões previsíveis
Além disso o Dry Needling pode ser utilizado associado a eletroterapia podendo alcançar níveis ainda mais efetivos de analgesia para disfunções musculoesqueléticas.
Agende a sua sessão e tire as suas dúvidas!
Texto por: Juliana Silveira
Fisioterapeuta