Método Rolf – Um novo “SER” em 10 sessões
O seguinte resumo da série de 10 sessões nos dá uma idéia geral do que se pode esperar delas. Essa série foi construída de maneira que cada sessão se apóia na anterior e prepara o corpo para a próxima.
Nas 3 primeiras sessões focamos principalmente as camadas superficiais do tecido conjuntivo. As sessões 4 a 7 lidam com as camadas mais profundas do corpo. As 3 restantes visam integrar o corpo, passando da estrutura à função.
Sessões 1 a 3 – Camadas Superficiais
Sessão 1 – Espaço e Respiração
A sessão 1 visa criar mais espaço para todos os blocos do corpo, liberar o pulmão para possibilitar uma respiração mais ampla e soltar a camada superficial em torno dos ombros e do quadril. Isto se consegue organizando os tecidos superficiais da caixa torácica, braços e cinturas escapular e pélvica.
Sessão 2 – Pés
Em seguida vamos criar uma base competente para o corpo e dar mais alongamento às costas. As estruturas dos pés e das pernas são diferenciadas e alinhadas para suportar melhor o corpo no campo da gravidade.
Sessão 3 – Laterais
Agora trabalhamos no aspecto lateral do corpo para separar a frente das costas. Nesta sessão trabalhamos mais uma vez com as cinturas escapular e pélvica para dar-lhes maior liberdade e independência.
Sessões 4 a 7 – Camadas Profundas
Sessão 4 – Parte Interna das Pernas
Voltamos às pernas nesta sessão, desta vez trabalhando o lado de dentro (aspecto medial), do tornozelo até a pelve, incluindo as estruturas do assoalho pélvico. Nosso objetivo é trazer equilíbrio ao centro do corpo através do relacionamento dos pés e pernas com a pelve.
Sessão 5 – Frente do Torso
Nesta sessão separamos e equilibramos as camadas superficial e profunda das estruturas do abdômen, criando alongamento e sustentação por dentro do torso.
Sessão 6 – Quadril e Costas
Nesta sessão alongamos os músculos profundos do quadril e costas, para equilibrar as mudanças ocorridas na frente, possibilitando a respiração pélvica.
Sessão 7 – Pescoço e Cabeça
Queremos aqui criar espaço para os ossos do crânio poderem “respirar” e a cabeça se conectar com uma pelve que também respira.
Sessões 8 a 10 – Integração e Função
Sessão 8 – Integração da Metade Inferior do Corpo
Para 90% dos indivíduos, aproximadamente, a sessão 8 foca a metade inferior do corpo. Por toda a sessão, movimentos dirigidos ajudam a integrar as pernas à pelve e às estruturas superiores. Os 10% restantes se beneficiariam mais à esta altura do processo com um trabalho na metade superior do corpo – o descrito na sessão 9 seria feito agora, e a integração da metade inferior do corpo na sessão seguinte.
Sessão 9 – Integração da Metade Superior do Corpo
A sessão da cintura escapular terá como objetivo equilibrar essa cintura e relacioná-la com o centro do corpo. Como na sessão 8, movimentos dirigidos serão usados para integrar os braços aos ombros, tórax e pelve.
Sessão 10 – Integração do Corpo Todo
Nesta sessão vamos equilibrar e relacionar tudo que agora está disponível graças ao trabalho das sessões anteriores. O maior objetivo da sessão 10 é estabelecer uma horizontalidade funcional em todas as maiores articulações do corpo, reforçar a integração das cinturas e aumentar a consciência dos músculos intrínsecos.
Após a última sessão da série básica, mudanças importantes ainda ocorrem no corpo, evidenciando que o tempo é parte essencial do processo de integração. A décima sessão não é o fim do processo – há sempre a necessidade de outras intervenções no momento oportuno.
Fonte: http://www.rolf.com.br/interna.php?sec=10sessoes&act=1
As ilustrações desta página são de Christopher Carson. Podem ser adquiridas pelo http://www.effortlessbeing.com/illustrations.html