É normal sentir cãibras? Veja como se prevenir de dias dores.
Cãibra é uma contração involuntária de um músculo ou grupo muscular, que provoca intensa dor. Podem iniciar durante a atividade física, no repouso ou até mesmo durante o sono.
Acomete com maior frequência indivíduos adultos e idosos. É comum acontecer na perna (panturrilha) e coxa. Às vezes, durante a cãibra, o indivíduo é obrigado a interromper a atividade que estava realizando em função da intensidade da dor. Certo grau de dor/desconforto pode permanecer mesmo depois da cãibra ter passado.
Veja também: Pilates e fáscia
Principais fatores que podem contribuir:
Desidatração: Pode afetar a concentração de minerais no sangue e, consequentemente, nos músculos. Transpiração excessiva durante a atividade física também pode causar perda de minerais importantes, como sódio e potássio, que são fundamentais para o funcionamento adequado dos músculos.
Transpiração excessiva: Durante a transpiração, o corpo perde líquidos e minerais importantes, como sódio e potássio, que são fundamentais para o bom funcionamento dos músculos. A perda excessiva desses minerais pode levar a uma alteração no equilíbrio eletrolítico do corpo, o que pode causar espasmos e contrações musculares involuntárias
Deficiência mineral (cálcio, magnésio, sódio ou potássio): o aparecimento de cãibras musculares é a deficiência mineral, especialmente de cálcio, magnésio, sódio ou potássio. Esses minerais desempenham papéis importantes na contração e relaxamento dos músculos, e sua falta pode levar a espasmos e contrações involuntárias.
Músculos tensos e com pouca flexibilidade: Músculos tensos e com pouca flexibilidade também são propensos a cãibras, especialmente se forem submetidos a esforço físico excessivo. Por isso, é importante manter uma boa rotina de alongamento e fortalecimento muscular para evitar lesões e espasmos musculares.
Excesso de esforço físico: O excesso de esforço físico pode contribuir para o aparecimento de cãibras musculares. Quando os músculos são submetidos a um esforço intenso, eles podem ficar sobrecarregados e fatigados, o que pode levar a espasmos e contrações involuntárias
Leia mais: Benefícios do Pilates em praticantes de musculação
O que fazer quando se está com cãibra?
• Massagear levemente a região acometida pela cãibra pode ajudar a minimizar a dor.
• Alongar o músculo de forma lenta também é uma estratégia.
• No caso de cãibra na panturrilha, a descarga de peso sobre o membro afetado também pode ajudar (apoiar o pé no chão).
Veja como prevenir…
• Praticar atividade física regularmente
• Realizar alongamentos
• Manter uma alimentação balanceada
• Caprichar na hidratação (água, água de coco, bebidas esportivas)
• Realizar intervenções fisioterapêuticas para favorecer o relaxamento muscular
- Fisioterapia – UNISINOS;
- Pós-graduada em Acupuntura – Associação Brasileira de Acupuntura;
- Formação em Dry Needling;
- Formação Completa em Pilates Original;
- Método Stecco® – Manipulação Fascial® – Nível 2.
Por: Letícia Gué Giordani
Fisioterapeuta