Dor lombar crônica
Incapacidade funcional, distúrbios do sono, depressão e ansiedade são bastante observados entre as pessoas com dor lombar crônica.
Um estudo realizado no Departamento de Fisioterapia na Faculdade de Medicina (Universidade de Lagos) na Nigéria (Akodu; Akindutire, 2018), registrou efeitos positivos com exercícios de estabilização segmentar em pacientes com dor lombar crônica não específica. Após 8 semanas consecutivas de realização de exercícios de estabilização segmentar, foi verificada redução na incapacidade funcional relacionada à dor, melhora na qualidade de sono, melhora no nível de depressão, assim como no nível de ansiedade.
Sem a ativação correta dos músculos estabilizadores da coluna, as recidivas de dores são notadas com muita frequência. Exercícios de estabilização segmentar auxiliam estes músculos a se ativarem corretamente e em conjunto, proporcionando estabilidade e proteção para as estruturas vertebrais, diminuindo sobrecargas à coluna, evitando a progressão de suas lesões e prevenindo dores. Estes exercícios também visam melhorar o tempo de ativação das fibras musculares, aumentar a quantidade e qualidade de fibras ativadas e priorizar a percepção da contração dos músculos estabilizadores. Os exercícios são associados com a respiração e evoluem para exercícios funcionais com alterações do centro de gravidade e movimentos dos membros.
Agende sua prática experimental de estabilização segmentar e vem para o Golden!