BLOG

Bruxismo – O Inimigo do Sono

Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, tanto para as funções orgânicas quanto para a melhora das condições físicas. É imprescindível para recuperar as funções dos neurônios e revigorar os músculos das atividades executadas ao longo do dia.  

O sono reparador contribui para a melhora da memória e do raciocínio, favorece o equilíbrio hormonal, melhora o humor e relaxa os músculos. Portanto, durante o sono, conseguimos aliviar as tensões e prevenir doenças.

Entretanto, vários fatores influenciam diretamente na qualidade do sono, podendo interferir nestes benefícios e precisamos estar atentos.

Fatores emocionais como o estresse e a ansiedade estão comumente associados a má qualidade do sono, podendo desencadear inúmeros distúrbios. Um exemplo é  o bruxismo noturno (ato de ranger ou apertar fortemente os dentes). O bruxismo faz com que os músculos da mandíbula sejam sobrecarregados, gerando contração excessiva e consequente tensão. Nestes casos, ao acordar podem ser constatados desconfortos como dores de cabeça, dores musculares no pescoço e músculos da face, além de sensação de cansaço.

Identificar estes sinais facilita o tratamento. A fisioterapia dispõe de diversas técnicas que podem aliviar as tensões musculares e proporcionar conforto ao paciente.

Texto: Mônica Falk da Cas – Fisioterapeuta especializada em ATM