Abordagem Terapêutica na Dor
Dados científicos comprovam que grande percentual da população apresenta lesões teoricamente importantes na coluna (hérnia de disco, protrusões, osteoartrose, espondilolistese), porém, praticam esportes de alto rendimento sem qualquer histórico de dor.
Portanto, não encare estas alterações de coluna como doenças incapacitantes, e sim, encare como uma lesão mal tratada, certo?
Algumas perguntas eu tenho certeza que vocês se fazem diariamente:
“Porque não melhora definitivamente minha dor nas costas se já tomei muitos anti-inflamatórios que meus médicos indicaram?”
“Por que não melhoro fazendo a fisioterapia convencional com alongamentos dos músculos da coxa, coluna e aparelhos fisioterápicos que meu médico indicou?”
A resposta é muito simples: Porque a dor crônica (muito tempo) na coluna, seja de hérnia, protusões ou má postura, não é de origem inflamatória e sim por sobrecarga (dor mecânica) nos ligamentos, músculos, articulações e principalmente nos discos da coluna vertebral. Portanto, se não resolver a alteração mecânica da coluna e reorganizar a biomecânica corporal você terá sempre dor local e/ou irradiada (dor que vai para os braços, glúteos e/ou pernas).
Sua saúde e seu tempo é muito importante. Por tanto, procure serviços, reconhecidamente especializados, para cuidar do seu corpo de forma eficaz.
Coordenado pelo Dr. Renato Carvalho fisioterapeuta, professor de Quiropraxia e Terapia Manual do Instituto Renato Carvalho, Instituto Physion Concept One – SP e Quali Fisioterapia – RJ. Palestrante de conferências e congressos, especialista em Quiropraxia e Traumato-Ortopedia, quase 20 anos de experiência na prática clínica e no ensino. Desenvolveu uma abordagem voltada a identificar e tratar a causa dos distúrbios músculoesqueléticos, com uma visão de saúde integrativa.
Estarei em Porto Alegre em Maio para ensinar um pouco desta abordagem no curso de Quiropraxia Clínica Integrativa, que você pode clicar aqui para saber mais e realizar sua inscrição.
Acompanhe o Instituto Golden para mais informações.
Autor: Renato Carvalho (RJ)