Dor Lombar na Gestação
Você sabia que 45% das gestantes sofrem de dor lombar e pélvica? Isto acontece por que existe maior tensão nos ligamentos na pelve e do tronco, os músculos acabam ficando sobrecarregados pelo aumento de peso da mãe e alterações posturais como a hiperlordose (aumento da curvatura da região lombar, que gera compressão dos discos vertebrais) e também pelas alterações hormonais.
A figura ilustra uma mulher não gestante (à esquerda) com os espaços vertebrais normais, uma mulher gestando (imagem do meio) com a postura sem grandes alterações posturais e uma mulher gestando (à direita) com aumento das curvaturas da coluna apresentando diminuição dos espaços intervertebrais (compressão dos discos) o que predispõe do lombar e algumas patologias.
Para prevenir e tratar a dor lombar na gestação precisamos melhorar a propriocepção, mobilidade, flexibilidade, estabilização de tronco desta mulher e o método Pilates abrange todas essas necessidades.
Se você está planejando engravidar ou já está gestando venha para o Pilates, não espere sentir dores.
Texto por: Camila Royer – Fisioterapeuta