A dor crônica é um problema de saúde pública mundial, afetando a população brasileira consideravelmente, com consequentes prejuízos na qualidade de vida desses indivíduos relacionados a aspectos biopsicosociais. Nesse curso, os fisioterapeutas terão a oportunidade de aprender sobre bases neurofisiológicas, psicológicas e neurocientíficas, conhecer e aplicar instrumentos de avaliação e mensuração, desenvolver habilidades para a escolha de modalidades de tratamento e discutir o papel e as responsabilidades do fisioterapeuta com pacientes nas áreas da traumato-ortopedia e esporte.
Carga Horária
20h
Público-alvo
Fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia.
Você vai aprender:
Auxiliar o Fisioterapeuta a desenvolver um raciocínio clínico avançado sobre a neurociência e neurofisiologia da dor e prescrição de exercício físico, conhecendo e aplicando instrumentos de avaliação específica para um melhor planejamento no manejo da dor crônica.
Coordenador(a)
Andrea Cristiane Janz Moreira
Metodologia
O curso será presencial com aulas teóricas, aulas práticas e discussões de casos clínicos, buscando uma interação dialógica voltada a prática clínica no manejo da dor e exercício físico.
Conteúdo Programático
- A dor como um problema multidimensional;
- Aspectos gerais da dor;
- Neurofisiologia e neurociência;
- Mecanismos de cronificação;
- Avaliação: Registro e mensuração; Exame subjetivo e objetivo; Clínica de dor e mecanismos;
- Manejo da dor: Modalidades de tratamento; Mecanismos de ação e efeitos; Escolhendo as modalidades
- Síndromes Dolorosas: Lombalgia e Cervicalgia; Artrose e Artrite; Enxaqueca e Cefaléias;
- Fibromialgia; Dor Miofascial; Dor neuropática; Síndrome Complexa de Dor Regional; Tendinopatias; Capsulite Adesiva; Torções; Dor Pós Operatória.