Capacitar fisioterapeutas e acadêmicos de fisioterapia para o atendimento de idosos em home-care, nos mais diversos cenários , na avaliação, na prevenção e na intervenção fisioterapêutica das mais variadas patologias.
Promover, manter e/ou restaurar a saúde, maximizando o nível de independência do paciente, enquanto minimiza os efeitos debilitantes das várias patologias e condições instaladas.
Conhecer(entender, vivenciar) as alterações fisiológicas do processo de envelhecimento e principais doenças que acometem o idoso
Avaliar o idoso em todas as dimensões (físico , mental, funcional , social , ambiental e outros), proporcionando um maior facilitador para a definição dos objetivos e benefícios da intervenção fisioterapêutica.
Proporcionar o aprendizado da abordagem fisioterapêutica para idosos acamados, dependentes, com demências, com doenças crônicas não transmissíveis, pós internação hospitalar, com sequelas neurológicas, vasculares e fraturas, pós-covid.
Estimular o papel do familiar ou cuidador como membro do processo de reabilitação e tratamento, objetivando a construção de uma parceria que visa resultados positivos em relação á independência e autonomia do idoso.
Carga Horária
20h
Público-alvo
Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia
Coordenador(a)
Lia Mara Wibelinger
Ministrante(s)
Metodologia
Aulas teórico práticas
Conteúdo Programático
-Alterações fisiológicas do envelhecimento
-Avaliação multidimensional do idoso
-Abordagem fisioterapêutica : idosos acamados, idosos dependentes, idosos com demências, idosos com doenças crônicas não transmissíveis, idosos pós internação hospitalar, idosos com sequelas neurológicas, vasculares e fraturas, pós-covid.
-Como treinar a memória ?
-Como adaptar o ambiente e as atividades funcionais do idoso?
-Como incluir o cuidador ou familiar no processo de reabilitação do idoso ?
-Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos de tratamento (como mostrar os resultados e a evolução do tratamento do paciente?)