Contrologia

Muitas pessoas perguntam o motivo de trabalharmos tantos exercícios para a articulação de tornozelo e na posição de pés de Pilates.
Os pés de Pilates têm como objetivo promover a contração dos 6 músculos rotadores externos de quadril, isometria de adutores (através de calcanhares unidos), além de ativar o glúteo máximo e tríceps sural (músculos da panturrilha), permitindo que o praticante execute os exercícios de maneira mais estável e controlada.
A panturrilha assume o papel de “segundo coração”, responsável pelo retorno venoso (das extremidades inferiores até o coração), o que evita acúmulo de sangue e toxinas, bem como auxilia na prevenção de varizes e outras alterações vasculares. Esses músculos quando bem trabalhados diminuem resistência vascular periférica (resistência que os tecidos exercem a chegada do sangue), o que leva a diminuição da pressão arterial, permitindo também a chegada de um sangue rico em nutrientes.
Além disso, a mobilidade de tornozelo é extremamente importante para os segmentos adjacentes, em especial joelho e quadril.
Créditos ao autor: Felipe Faralozzo
