O que são Trigger Points?
A sua dor, será devido a presença de um Trigger Point?? Saiba mais…
Trigger points são nódulos musculares palpáveis que estão muito tensos e doloridos.
Trigger points, ou, Pontos gatilhos podem estar ativos ou latentes, sendo o ponto-gatilho ativo sempre doloroso ao toque, levando à perda de força muscular e de amplitude de movimento, e o latente indolor durante as atividades normais, porém sensível à palpação, podendo ser ativado quando o músculo está estirado, fadigado ou lesionado. O ponto-gatilho latente é chamado de “tender point”, ou seja, “ponto sensível” que no futuro pode agir como ponto-gatilho.
A estimulação dos pontos-gatilho ocasiona dores referidas cuja duração é variável (segundos, horas, dias). Dor referida é uma dor sentida numa região distante da fonte principal da dor, podendo se espalhar para outras partes do corpo. Ela pode ser percebida como profunda, dolorida, e ardente, e às vezes como dor superficial. A intensidade e a área de expansão da dor referida estão positivamente correlacionadas com o grau de atividade do ponto gatilho.
Outros sintomas além das dores locais ou regionais são: sensação de rigidez; tensão muscular; perda de força muscular; sensação de formigamento; e baixa qualidade de sono devido às dores.
Os locais mais atingidos por trigger points são a região cervical, o músculo trapézio, a região entre as escápulas, a musculatura lombar e os glúteos (neste local, pode ajudar na piora da famosa dor ciática). Quando próximos à cabeça podem causar dores de cabeça intensas que podem muitas vezes ser confundidas com enxaquecas ou acometimentos mais graves. Mas eles podem ser encontrados em qualquer lugar do corpo.
São várias as causas, mas o que pode, principalmente, gerar um trigger point??
- Traumas musculares ou quedas
- Movimentos repetidos
- Movimentos bruscos
- Inflamação em alguma estrutura articular próxima (em tendão, bursa)
- Sobrecarga do músculo no dia-a- dia
- Stress emocional
- Alteração Postural
E se não tratar um trigger point, o que acontece? A dor piora com a movimentação diária e com os esforços que fazemos naturalmente, dando a oportunidade de surgirem novos pontos. E esse surgimento de novos pontos torna-se a dor crônica, abrindo espaço para a instalação da Síndrome Miofascial. Esta síndrome pode vir acompanhada de contraturas musculares mais graves e dores espalhadas por todos os músculos até mesmo em repouso absoluto. Afeta os músculos, os tendões, os ligamentos e as bursas, além do emocional e da vida social/pessoal do paciente.
Portanto, ao sentir um nódulo muscular dolorido (trigger point), procure um fisioterapeuta. Ele é capacitado para aplicar diversas técnicas de tratamento e preventivas, para que seu trigger point não evolua para uma síndrome mais grave, aliviando sua dor, relaxando sua musculatura, prevenindo o aparecimento de novos nódulos, e atuando na melhora da percepção corporal e postural.
Dentre as técnicas disponíveis no Instituto Golden para tratamento dos Trigger Points, o Dry Needling é um excelente recurso do fisioterapeuta. Agende a sua sessão!
Juliana Silveira – Fisioterapeuta