Capacitar ao estudante/profissional a utilização da realidade virtual, ou seja, uso de videogames, na prática diária do fisioterapeuta. Promover a aquisição de informações sobre o uso adequado, coerente e assertivo dos games nas diversas áreas da fisioterapia, assim como métodos, escalas e técnicas de avaliação antes e após sua utilização, promovendo o bem estar físico e psíquico do indivíduo.
Carga Horária
20h
Público-alvo
Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia.
Conteúdo Programático
- Histórico e conceito da realidade virtual;
- Noções básicas dos conceitos sobre exergames, jogos digitais, gameterapia, realidade virtual, terapia imersiva e não imersiva;
- Consoles: Wii com Balance Board e Xbox 360 com Kinect;
- Aplicação fisioterapêutica nas diversas áreas de atuação;
- Evidências científicas;
- Seleção adequada dos jogos;
- Indicações e contraindicações;
- Orientações ao paciente;
- Como utilizar e cuidados necessários;
- Métodos, escalas e técnicas de avaliação dos resultados da utilização dos games na prática clínica.